wordpress

Instalando WordPress em Poucos Cliques no cPanel da Speedinx

Tutoriais

Olá pessoal, tudo bem com vocês ?
Hoje a Speedinx traz uma dica bem útil que vai te ajudar bastante na hora da criação dos seus sites. Como diz o título, vamos ensinar uma maneira bem simples, fácil e prática de como instalar o WordPress no seu domínio.
Então vamos começar …

Adicionando o Domínio

Para começar, você deve primeiramente estar logado dentro do seu painél cPanel Speedinx.
Logado em sua conta e na página principal do painél, a primeira coisa que devemos fazer é adicionar o domínio no qual você irá instalar seu WordPress. Para isso, devemos navegar até a aba “Domínios“, e escolher a opção ” Domínios de Complementos“, como mostra a imagem abaixo.

Após clicar em “Domínios de Complementos“, você irá se deparar com 3 novos campos, que são:

Nome do novo domínio – Aqui você deve digitar o endereço do domínio que será instalado o WordPress. É importante lembrar que não se deve
digitar “www” aqui;

Subdomínio – Deixe o cPanel auto completar esse campo;

Raiz do Documento – Esse campo serve para você escolher o diretório da pasta raíz do seu site, o painél também auto-completa esse campo. Então não é necessário fazer qualquer modificação.

Deixe também desmarcada a caixa de seleção ” Crie uma conta FTP associada a este Domínio de complementos.”. Posteriormente iremos ensinar um passo a passo detalhado de como criar uma conta FTP para seu domínio.
Neste tutorial irei instalar o WordPress no domínio “exemplo.com.br“. Veja na imagem abaixo como deve ficar seu domínio adicionado:

INSTALANDO O WORDPRESS

Agora que seu domínio foi adicionado, volte à Página Principal do seu cPanel, E navegue até o fim da página, encontrando a aba ” SOFTACULOUS APPS INSTALLER“, e então clique em “WordPress“, como mostra a imagem abaixo:

Clique no botão azul “Install Now“, para começarmos a configurar a instalação do WordPress no seu domínio.
Agora chegamos na parte mais importante da instalação do WordPress, portanto, tenha bastante atenção na hora de preencher os campos. Logo abaixo irei explicar para que serve cada campo desta parte da instalação.

PASSOS FINAIS

Após ter clicado no botão para instalar temos logo na Primeira aba “Software Setup” 3 campos:

Choose Protocol – Aqui você deve preencher com o protocolo de acordo com a sua necessidade, como não usarei SSL neste tutorial, irei escolher http://

Choose Domain – Escolha o domínio que irá ser instalado o WordPress, neste caso usarei o “exemplo.com.br” que adicionei lá atrás no tutorial;

In Directory – Aqui você irá escolher o diretório da instalação dentro do seu site. Deixe vazio para instalar na raiz do site, ou caso queria instalar em subpastas, digite o nome desejado. Por exemplo, se você digitar “blog”, o WordPress será instalado em seudominio.com/blog.

Chegando na aba “Site Settings” temos dois campos:

Site Name – Digite o nome do seu site. (Essa informação pode ser alterada posteriormente dentro do WordPress).

Site Description – Adicione uma descrição ao seu site. (Essa informação pode ser alterada posteriormente dentro do WordPress).

Na terceira aba, temos “Admin Account“, com os seguintes campos:

Admin Username – Digite o nome de Usuário que você usará para fazer login no seu WordPress;

Admin Password – Digite a senha que você usará para fazer login no seu WordPress. Clique na chave para gerar uma senha segura automaticamente.

Admin Email – Digite seu Email;

Choose Language – Escolha o Idioma do seu WordPress;

Select Plugin(s) – Deixe essa caixa desmarcada.

Veja como deve ser feito a configuração na imagem abaixo:

As funções da aba “Advanced Options” ficarão para uma postagem futura, pois como o nome já diz, são opções avançadas, e o foco de hoje é ensinar como instalar o WordPress de forma mais fácil.

Em “Select Theme“, não marque nenhum tema para que o WordPress instale apenas o tema padrão. Por fim, você pode digitar um email para receber os detalhes da instalação, e clicar em “INSTALL” para concluir a instalação.

Espere a barra chegar aos 100% e pronto, você instalou o WordPress no seu domínio de forma fácil e prática. Se o seu site já estiver com o DNS devidamente apontado de forma correta, o seu WordPress novo já está no ar !

O meu WordPress está pronto, e o seu ?
Até a próxima aula.

Menu
WhatsApp chat